Como Organizar as suas Passwords

Atualmente, todos nós temos dezenas de passwords. São as passwords das redes sociais, dos emails, dos bancos e de variadíssimos outros sites e apps!

Muitas pessoas optam por utilizar sempre a mesma password para tudo (o que logo à partida não é uma boa ideia, porque se alguém descobrir essa password, rapidamente terá acesso a tudo o que lhe diga respeito), mas depois lá vem um site dizer que a password tem de ter 12 caracteres, outro que tem de ter números e um caracter especial, etc., etc., e rapidamente se instala o caos!
No momento, há sempre a tendência para pensarmos: “isto é fácil de decorar”, mas, meses mais tarde, quando mudámos de computador ou simplesmente precisámos de fazer o login novamente… já não fazemos a mais pequena ideia de qual foi a password que escolhemos na altura!… Já lhe aconteceu? Seja então bem-vindo(a) ao clube! 😉

Mas, o facto de já ter acontecido, não significa que tenha de voltar a acontecer. E isso resolve-se de uma forma muito simples: registando todos os nossos acessos num local seguro!

1 – O método

Utilizando um programa que tenha no seu computador ou smartphone, crie uma tabela com os seguintes campos:
NOME | URL | LOGIN | PASSWORD | NOTAS
e registe todos os seus acessos por ordem alfabética.
Se quiser, pode descarregar aqui um ficheiro em Excel para este efeito.

2 – Adicionar o primeiro nível de segurança

Para uma maior segurança, não registe as suas passwords reais, mas sim mnemónicas (ou seja, registe uma palavra que para si tenha o significado da password real, mas que não seja a password real efetivamente. Desta forma, mesmo que alguém consiga aceder a este seu ficheiro, continuará a não conseguir ter acesso a nada)!
Exemplo: se a sua password for “eucalipto”, registe-a como “koala” (os koalas gostam de eucaliptos).

3 – Adicionar o segundo nível de segurança

Para além disso, pode ainda proteger o seu ficheiro das passwords com uma password. Se utilizar por exemplo o modelo em Excel disponibilizado acima, pode fazê-lo facilmente acedendo ao Menu Ficheiro > Guardar Como > Mais Opções… > Ferramentas > Opções Gerais > Palavra-passe para abrir, e preencha aí a sua password de acesso a este ficheiro.
Naturalmente, esta será mesmo uma password de que não se deverá esquecer. Ou então, coloque uma mnemónica para a mesma no nome do próprio ficheiro!

Em resumo:

1 – Não guarde as suas passwords apenas na sua memória, porque mais cedo ou mais tarde irá esquecer-se de algumas;
2 – Crie um registo com todos os seus acessos, que tenha sempre à mão, e atualize-o de imediato sempre que criar uma nova conta;
3 – Não registe as suas passwords reais, mas sim mnemónicas relacionadas com as mesmas;
4 – Proteja o ficheiro onde guarda todas as suas passwords com uma password (e esta será assim a única password que terá efetivamente de memorizar).

João Jesus
João Jesus
Consultor em Tecnologias de Informação